quarta-feira, 31 de julho de 2013

Caderno de Provas do concurso Analista Judiciário - Área Administrativa do TRT 12ª Região - Santa Catarina – Conhecimentos Específicos

TRT 12ª Região - Santa Catarina
Analista Judiciário - Área Administrativa
Caderno de Prova ’C03’, Tipo 002 MODELO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Noções de Direito Constitucional
21. Mauricio é Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da
12a Região, oriundo da magistratura da carreira, e pretende
um dia ser um dos 27 Ministros do Tribunal Superior do Trabalho
(TST). Para tanto, antes de ser nomeado pelo Presidente
da República, Maurício deverá ser brasileiro nato
(A) e ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, ser
indicado pelo Presidente da República e aprovado
pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal.
(B) e ter mais de 30 e menos de 60 anos de idade, ser
indicado pelo próprio TST e aprovado pela maioria
absoluta dos membros do Senado Federal.
(C) ou naturalizado, ter mais de 35 e menos de 65 anos
de idade, ser indicado pelo próprio TST e aprovado
pela maioria absoluta dos membros do Senado
Federal.
(D) ou naturalizado, ter mais de 30 e menos de 60 anos
de idade, ser indicado pelo próprio TST e aprovado
pela maioria simples dos membros do Senado Fe deral.
(E) ou naturalizado, ter mais de 35 e menos de 65 anos de
idade, ser indicado pelo Presidente da República e
aprovado pela maioria absoluta dos membros do
Senado Federal.
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22. Considerando a capacidade de produção de efeitos das
normas constitucionais, a previsão constante do artigo 5o,
XIII, da Constituição Federal, segundo a qual “é livre o
exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas
as qualificações profissionais que a lei estabelecer”,
é norma de eficácia
(A) limitada.
(B) contida.
(C) plena.
(D) exaurida.
(E) programática.
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23. Sobre o Poder Judiciário, de acordo com a Constituição
Federal brasileira, é INCORRETO afirmar:
(A) Aos juízes é vedado exercer a advocacia no juízo ou
tribunal do qual se afastaram, antes de decorridos
três anos do afastamento do cargo por aposentadoria
ou exoneração.
(B) As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas
e em sessão pública, sendo as disciplinares
tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus
membros.
(C) Compete privativamente aos Tribunais de Justiça
julgar os membros do Ministério Público, nos crimes
comuns e de responsabilidade, ressalvada a competência
da Justiça Eleitoral.
(D) Aos juízes é garantida a vitaliciedade, que, no primeiro
grau, só será adquirida após três anos de
exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período,
de deliberação do tribunal a que o juiz estiver
vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial
transitada em julgado.
(E) O credor poderá ceder, total ou parcialmente, seus
créditos em precatórios a terceiros, independentemente
da concordância do devedor, cessão esta que
somente produzirá efeitos após comunicação, por
meio de petição protocolizada, ao tribunal de origem
e à entidade devedora.
Noções de Direito Administrativo
24. Determinado órgão público pretende restaurar obras de
arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, compatíveis
com suas finalidades. Na hipótese narrada, a
licitação é
(A) obrigatória na modalidade pregão.
(B) inexigível.
(C) obrigatória na modalidade convite.
(D) dispensável.
(E) obrigatória na modalidade concurso.
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25. Carlos, servidor público, está sendo processado por improbidade
administrativa, sob o argumento de ter adquirido,
no exercício do cargo, bens cujo valor seja desproporcional
à sua renda. Já Felício, também servidor público
(Auditor Fiscal do Tesouro Nacional), está respondendo à
ação de improbidade administrativa por ter concedido benefício
fiscal sem a observância das formalidades legais
aplicáveis à espécie. Os atos de improbidade em questão
estão previstos, respectivamente, na Lei no 8.429/92 como
atos que
(A) importam enriquecimento ilícito e causam prejuízo
ao erário.
(B) importam enriquecimento ilícito e atentam contra os
princípios da Administração Pública.
(C) causam prejuízo ao erário e importam enriquecimento
ilícito.
(D) atentam contra os princípios da Administração Pública
e importam enriquecimento ilícito.
(E) causam prejuízo ao erário e atentam contra os
princípios da Administração Pública.
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26. Acerca do afastamento para participação em programa de
pós-graduação stricto sensu no país, considere:
I. Tal afastamento dar-se-á ainda que a participação
no curso possa ocorrer simultaneamente com o
exercício do cargo.
II. O servidor afastar-se-á do exercício do cargo efetivo
com a respectiva remuneração.
III. Ocorre no interesse da Administração.
De acordo com a Lei no 8.112/90, está correto o que
consta APENAS em
(A) III.
(B) II e III.
(C) I.
(D) I e II.
(E) II.
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27. Nos termos da Lei no 8.666/93, a publicação resumida do
instrumento do contrato administrativo ou de seus aditamentos
na imprensa oficial é condição indispensável para
sua eficácia e será providenciada pela Administração até o
(A) sexto dia útil do mês de sua assinatura.
(B) décimo dia útil do mês de sua assinatura.
(C) quinto dia útil do mês de sua assinatura.
(D) décimo dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura.
(E) quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura.

28. Nos termos da Lei no 8.112/90, no que concerne ao tema
"penalidades" é correto afirmar:
(A) todas as infrações disciplinares comportam cancelamento
em seus registros, após determinado período,
inclusive a demissão.
(B) a penalidade de advertência terá seu registro cancelado
após o decurso de dois anos.
(C) o cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.
(D) a penalidade de suspensão terá seu registro cancelado
após o decurso de três anos.
(E) para o cancelamento de penalidade não é necessário
que o servidor não tenha praticado nova infração
disciplinar no período necessário ao cancelamento.
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Noções de Direito do Trabalho
29. A Constituição Federal, em seu artigo 7o, elenca uma série
de direitos trabalhistas, EXCETO
(A) a licença paternidade, nos termos fixados em lei.
(B) a proteção em face da automação, na forma da lei.
(C) o reajuste anual dos salários por índice nunca inferior
ao dos rendimentos da caderneta de poupança.
(D) a proibição de distinção entre trabalho manual, técnico
e intelectual ou entre os profissionais respectivos.
(E) a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo
empregatício permanente e o trabalhador avulso.
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30. O descumprimento de ordens legais, legítimas e pessoais
de serviços efetuados pelo gerente para o seu subordinado,
constitui justa causa para rescisão do contrato de
trabalho pelo empregador na modalidade de
(A) ato de improbidade.
(B) incontinência de conduta.
(C) ato de indisciplina.
(D) desídia no desempenho das respectivas funções.
(E) ato de insubordinação.
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31. O prazo para o ajuizamento de ação para cobrança de
créditos trabalhistas por trabalhadores urbanos e rurais,
previsto na Constituição Federal brasileira, é de
(A) dez anos contados da data de início do contrato de
trabalho.
(B) três anos contados a partir da rescisão contratual.
(C) dez anos com limite de cinco anos após a extinção
contratual.
(D) cinco anos até o limite de dois anos após a extinção
contratual.
(E) três anos a contar da data em que deveria ser recebido
o crédito.
32. Nos contratos de trabalho comuns regidos pela CLT, após
cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho,
considerando-se as faltas injustificadas no respectivo
período aquisitivo, o empregado terá direito a férias, na
proporção de
(A) 10 dias úteis, quando houver tido acima de 30 faltas
injustificadas.
(B) 30 dias corridos, quando não houver faltado ao serviço
mais de 5 vezes.
(C) 22 dias corridos, quando houver tido de 6 a 20 faltas.
(D) 18 dias corridos, quando houver tido de 21 a 25 faltas.
(E) 14 dias corridos, quando houver tido de 26 a 30 faltas.
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Noções de Administração Pública
33. O modelo de excelência em gestão pública inspirado nos
preceitos da Fundação Nacional de Qualidade
(A) fundamenta-se no tripé: economicidade, satisfação
do usuário e transparência.
(B) possui, entre seus fundamentos, pensamento sistêmico
e cultura da inovação.
(C) apresenta critérios de excelência a partir dos quais
são constituídos seus fundamentos.
(D) propõe metas e indicadores de resultados fundados
na gestão de processos.
(E) contempla a avaliação de resultados realizada pelo
cliente-cidadão, para fins de remuneração por resultados.
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34. As denominadas redes organizacionais
(A) utilizam o modelo de gestão horizontal, sem controle
hierárquico, com interação e compartilhamento de
ideias para gerar soluções.
(B) podem ser definidas como um conjunto de sistemas
fundados na tecnologia da informação, com centralização
de ações para consecução de objetivos comuns.
(C) correspondem a um conjunto de órgãos que atuam
de forma centralizada e coordenada.
(D) fundamentam-se na gestão de processos e pessoas
com o objetivo de maximizar os resultados pretendidos.
(E) consistem em um conjunto organizado de objetivos
estratégicos, indicadores e metas, alinhados a um
sistema de coordenação.

35. A metodologia CPM −Critical Path Method, utilizada no
planejamento de projetos, está diretamente relacionada
com o
(A) controle das variáveis endógenas e exógenas do
projeto, buscando maximizar a sua governabilidade
e priorizar o planejamento dos custos envolvidos.
(B) planejamento do tempo do projeto, utilizando o conceito
de caminho crítico para definir um conjunto de
atividades a serem executadas numa sequência lógico-
evolutiva.
(C) estabelecimento de padrões de desempenho mínimos,
lidando com as variáveis não mensuráveis do
projeto.
(D) gerenciamento de recursos humanos com a mobilização
e desenvolvimento da equipe do projeto, sem
priorizar, necessariamente, seu tempo de execução.
(E) gerenciamento prioritário dos custos do projeto,
identificando e minimizando desperdícios de insumos.
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36. Segundo a visão da SDPS −Society for Design and
Process Science, mencionada no Guia de Gestão de Processos
no Governo (GESPÚBLICA 2011), a maturidade
dos processos acompanha o grau de conhecimento das
equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e
efeitos indesejados, contemplando em seu nível
(A) 4, os processos padronizados, consolidados com base
nas melhores práticas e procedimentos de
adaptação oferecidos para suportar diferentes necessidades
do negócio.
(B) 5, os processos interoperados, executados e geridos
além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias
de valor entre as instituições.
(C) 1, os processos simulados, identificados a partir de
seus valores, impactos, sincronias e efeitos colaterais.
(D) 2, os processos encenados, realizados a partir de
dados estimados, permitindo um maior refinamento
dos cenários e dos possíveis impactos.
(E) 3, os processos gerenciados, equilibrando esforços
nas unidades de trabalho, com economia de escala.
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37. De acordo com a legislação de regência, uma das etapas
da gestão de contratos, dentre outras, consiste no recebimento
do objeto contratado e
(A) o recebimento provisório ou definitivo não exclui a
responsabilidade do contratado pela segurança e
solidez da obra ou serviço, dentro dos limites da lei
ou do contrato.
(B) é vedada a dispensa de recebimento provisório
quando se tratar de contratos de obras, independentemente
do valor.
(C) somente é admitido o recebimento provisório em
contratos de fornecimento de gêneros perecíveis e
alimentação preparada.
(D) o recebimento definitivo deve ser atestado no prazo
máximo de 30 (trinta) dias, quando se tratar de obras
de grande vulto.
(E) as compras ou locações de equipamentos admitem
recebimento condicional, para verificação de conformidade,
com prazo máximo de 90 (noventa) dias.
38. A respeito da estrutura das organizações administrativas
de acordo com o sistema jurídico-institucional brasileiro,
considere:
I. As denominadas organizações sociais são entidades
privadas que se ligam à Administração Pública
por meio de contrato de gestão.
II. As sociedades de economia mista fazem parte da
Administração Indireta e podem desempenhar serviço
público ou atividade econômica.
III. A Administração Direta compreende as autarquias,
fundações e empresas públicas.
Está correto o que consta em
(A) III, apenas.
(B) II e III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I, II e III.
(E) I e III, apenas.
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39. Acerca da avaliação de desempenho no âmbito da Gestão
de Resultados na produção de serviços públicos, considere:
I. Contempla os níveis institucional, gerencial e operacional,
cabendo ao primeiro a aferição dos indicadores
e aos demais a aferição de metas.
II. Proporciona maior transparência às ações de governo
e permite a comparação entre unidades, departamentos
e organizações.
III. É realizada com diversas finalidades, entre as quais
avaliar a eficiência, eficácia e economicidade de
ações administrativas.
Está correto o que consta APENAS em
(A) III.
(B) I.
(C) II.
(D) II e III.
(E) I e II.
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40. No planejamento estratégico das organizações,
(A) missão é o consenso dos membros da organização
sobre o futuro que se deseja perseguir.
(B) o plano precede o processo de elaboração do planejamento,
implementação e avaliação.
(C) visão é o conjunto de princípios e crenças que orientam
o comportamento e a atuação da organização.
(D) a ferramenta de avaliação denominada benchmarking
corresponde a uma forma de mensuração dos objetivos
institucionais.
(E) metas são partições dos objetivos a serem alcançados
no curto prazo e permitem avaliar o nível de realização
dos mesmos.

Noções de Contabilidade Pública
41. São classificados, respectivamente, como Receita Orçamentária
Efetiva e Despesa Orçamentária Efetiva:
(A) os impostos sobre a renda e a aquisição de títulos
de crédito.
(B) a reavaliação de um ativo imobilizado e o uso de
material de consumo.
(C) a alienação de bens imóveis e a correção monetária
da dívida fundada.
(D) as taxas pelo exercício do poder de polícia e os juros
sobre a dívida por contrato.
(E) a receita de operações de crédito e o auxílio-alimentação.
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42. Na Despesa Orçamentária,
(A) a inscrição de restos a pagar não processados decorre
do fato de uma despesa fixada não ter sido
empenhada.
(B) o estágio da liquidação da despesa gera a redução
de um passivo.
(C) a dotação para despesas de exercícios anteriores
deve ser utilizada para pagamento de restos a pagar
processados inscritos no exercício anterior.
(D) o suprimento de fundos pode ser concedido a servidor
cuja prestação de contas dos recursos de adian tamento
anterior tenha sido impugnada parcialmente.
(E) o valor da inscrição de restos a pagar processados é
obtido pela diferença entre os valores da despesa liquidada
e da despesa paga em um exercício financeiro.
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43. A receita com alienação de bem imóvel e a despesa com
amortização da dívida dependem de autorização legislativa
para poderem ser realizadas porque envolvem a movimentação,
respectivamente, de
(A) uma receita extraorçamentária e um passivo perma nente.
(B) um ativo permanente e um passivo permanente.
(C) um ativo financeiro e um passivo financeiro.
(D) um ativo financeiro e um passivo permanente.
(E) um ativo realizável a longo prazo e um passivo financeiro.
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44. A informação sobre o valor total de material de consumo
em estoques, em uma determinada data, pode ser obtida
a partir da consulta
(A) ao Balanço Patrimonial.
(B) ao Balanço Orçamentário.
(C) ao Balanço Financeiro.
(D) à Demonstração das Variações Patrimoniais.
(E) à Demonstração dos Fluxos de Caixa.
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Noções de Orçamento Público
45. A Lei de Diretrizes Orçamentárias, nos termos do que
prevê o § 2o do art. 165 da Constituição Federal brasileira,
(A) estabelecerá a política de aplicação das agências
financeiras oficiais de fomento.
(B) compreenderá as despesas de capital para os três
exercícios subsequentes.
(C) não poderá dispor sobre as alterações na legislação
tributária.
(D) excluirá as despesas de capital das metas da
administração pública federal.
(E) orientará a elaboração do plano plurianual.
46. Sobre as disposições da Lei Complementar Federal
no 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) a respeito
das despesas públicas, é correto afirmar que
(A) é facultativa a apresentação da estimativa do impacto
orçamentário-financeiro no caso de desapropriação
de imóveis urbanos a que se refere o § 3o do
art. 182 da Constituição Federal.
(B) será considerada obrigatória e de caráter continuado
mesmo aquelas despesas derivadas de ato que
fixe para o ente a obrigação de sua execução por
um período não superior a 6 (seis) meses.
(C) as despesas obrigatórias de caráter continuado são
despesas correntes.
(D) a estimativa de impacto orçamentário-financeiro será
obrigatória apenas nas hipóteses da criação,
expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental,
já que não figura como uma das condições
para a edição de ato que crie ou aumente as despesas
obrigatórias de caráter continuado.
(E) no caso de criação, expansão ou aperfeiçoamento
de ação governamental que acarrete o aumento das
despesas, a estimativa de impacto orçamentário-financeiro
deverá ser providenciada no exercício subsequente
àquele em que entrar em vigor.
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47. Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, os limites
de gastos com pessoal sobre a receita corrente líquida
dos Poderes Judiciários Federal e Estadual são, em %,
respectivamente, iguais a
(A) 6 e 6.
(B) 6 e 3.
(C) 3 e 3.
(D) 2 e 3.
(E) 2 e 6.
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48. Constou do orçamento da União a cobertura dos déficits
de manutenção das empresas públicas, de natureza autárquica
ou não. Esse tipo de despesa é classificado como
(A) constituição de fundo rotativo.
(B) subvenção social.
(C) crédito adicional.
(D) auxílio para inversão financeira.
(E) subvenção econômica.
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Noções de Administração de Recursos Humanos
49. Acerca da gestão de Recursos Humanos, uma razão, dentre
outras, que pode levar à falha dos esforços de mudança
dentro de uma organização é a presença de
(A) líderes capazes de comunicar a visão de mudança.
(B) líderes que tenham visão da mudança.
(C) imobilização frente à identificação de crises e oportunidades.
(D) cultura de planejamento sistemático com metas de
curto prazo.
(E) ancoragem das mudanças na cultura corporativa.

50. A presidente da Human Resource Planning Society de
Nova Iorque afirmou que: O problema mais frequente nos
projetos de mudança fracassados não são os fatores técnicos,
mas sim os fatores humanos considerados.
(Bohlander e Snell. Administração de Recursos Humanos.
Cengage Learning. p. 12)
Com base nessa afirmação, NÃO constitui um elementochave
para a gestão da mudança:
(A) vincular a mudança à estratégia corporativa.
(B) manter a comunicação de modo contínuo e pessoal.
(C) criar benefícios quantificáveis com correspondência
com os avanços obtidos.
(D) integrar as mudanças de comportamento necessárias.
(E) realizar análise ambiental a fim de identificar o potencial
de utilização de novas tecnologias produtivas.
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51. A respeito da Gestão Estratégica de Pessoas, considere:
I. É necessária a tradução dos objetivos e estratégias
organizacionais em objetivos e estratégias da Gestão
de Pessoas.
II. Tem como objetivo, dentre outros, prever as necessidades
organizacionais de capital humano.
III. Corrigir e evitar a falta ou o excesso de pessoal
são, dentre outras, algumas de suas ações.
IV. Desenvolve e implementa planos de adequação do
capital humano.
Está correto o que consta em
(A) I, II, III e IV.
(B) II e III, apenas.
(C) II e IV, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, III e IV, apenas.
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52. Considere, abaixo, as duas afirmações ligadas pelo conectivo
explicativo “porque”:
O planejamento estratégico de Gestão de Pessoas é o
processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários
para atingir os objetivos organizacionais, dentro
de um determinado período de tempo
PORQUE
trata da definição, com antecipação, de qual a força de trabalho
e os talentos humanos são necessários para a realização
da ação organizacional futura.
Está correto afirmar que
(A) as duas afirmações são falsas.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda
justifica a primeira.
(C) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda
não justifica a primeira.
(D) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é
falsa.
(E) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
53. Uma interessante abordagem a respeito da Cultura Organizacional
é aquela que procura compreendê-la através
dos ritos que ocorrem nas organizações.
A tabela abaixo relaciona, em sua primeira coluna, cinco
tipos de “ritos organizacionais”; na segunda coluna, estão
listados cinco exemplos de “ritos organizacionais”.
Tipos de Ritos Exemplos de Ritos
1. Ritos de Passagem I. Festas de final de ano
2. Ritos de Engrandecimento
II. Demissão e substituição
de um alto executivo
3. Ritos de Degradação III. Admissão de um funcionário
4. Ritos de Redução de Conflitos
IV. Processo de negociação
coletiva
5. Ritos de Integração
V. Cerimônias de premiação
por desempenho
A relação correta entre os tipos de ritos e seus exemplos é
apresentada, correta e respectivamente, em
(A) 1-I, 2-III, 3-II, 4-IV, 5-V.
(B) 1-II, 2-III, 3-IV, 4-I, 5-V.
(C) 1-III, 2-I, 3-II, 4-V, 5-IV.
(D) 1-III, 2-V, 3-II, 4-IV, 5-I.
(E) 1-II, 2-V, 3-IV, 4-III, 5-I.
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54. A respeito da evolução dos modelos de Gestão de Pessoas,
ao longo do tempo,
(A) Michael Porter, importante desenvolvedor do modelo
conhecido como “estratégico”, pode ser identificado
como um dos mais importantes propositores da tomada
de decisão por consenso e pela visão do gestor
como um mediador.
(B) o “modelo clássico”, associado às noções de satisfazer
e motivar os colaboradores tem, como um de
seus principais teóricos, Max Weber.
(C) Elton Mayo, teórico do chamado “modelo motivacional”,
pode ser considerado um dos responsáveis pela
valorização da ideia de carreira e como um dos influenciadores
da visão do gestor como um motivador.
(D) a divisão do trabalho em cargos e a seleção por
competência técnica são marcas do “modelo sistêmico”,
dentro do qual pode-se destacar as contribuições
de Ludwig Von Bertalanffy.
(E) o “modelo da administração contingencial”, muito influenciado
por Peter Drucker, prega a mensuração
dos resultados e a motivação por responsabilidade.

55. No tocante às características de alguns dos principais modelos
de gestão de pessoas,
(A) no chamado “modelo clássico” havia uma forte preocupação
com a execução criteriosa das tarefas, com
forte aderência às regras e padrões. O papel do gestor
era o de consulta aos operários, pois eram estes
quem possuíam o conhecimento das práticas produtivas.
(B) no “modelo clássico”, com sua visão sistêmica de organização,
surge a necessidade de se pensar os
funcionários como “colaboradores”, isto é, envolvi dos
e comprometidos com os objetivos da empresa.
(C) o “modelo motivacional”, fortemente relacionado com
o caráter alienante das tarefas simplificadas e repetitivas,
busca o aumento da produtividade a partir da
busca de uma melhor qualificação técnica do tra balhador.
(D) os primeiros estudos relacionados com a noção contemporânea
de “qualidade de vida no trabalho” relacionam-
se com o “modelo estratégico” de gestão de
pessoas.
(E) o denominado “modelo competitivo”, marcado pelos
avanços e transformações da era da globalização e
da informação, apresenta a noção de geração de
“capital intelectual” para a organização.
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56. Sobre a gestão de processos de mudança, é INCORRETO
afirmar:
(A) Os avanços tecnológicos, notadamente aqueles associados
à chamada “revolução informacional” contribuem
para o desenvolvimento de abordagens teó ricas
calcadas no paradigma da transformação.
(B) Nos anos 60 do século XX, teorias das organizações,
sobretudo as desenvolvidas nos Estados Unidos, calcadas
no paradigma explicativo da estrutura e funcio namento
organizacional, preconizavam a estabilidade.
(C) O paradigma da transformação pressupõe que uma
organização deve se voltar para o aperfeiçoamento
contínuo, e não para a estabilidade de normas e re gras.
(D) O gestor deve desempenhar o papel de facilitador de
condições e recursos que propiciam desenvolvi mento
permanente.
(E) O papel mais importante do gestor é o controle, para
assegurar que procedimentos sejam realizados sempre
conforme a rotina-padrão.
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57. No arcabouço do Programa Nacional de Gestão Pública e
Desburocratização (GESPÚBLICA), ganha importância a
atividade de avaliação, pois
(A) o Modelo de Excelência em Gestão Pública, por ser
um modelo autogerido, propõe a adoção de ferramentas
de planejamento e execução que dispensam
o controle sobre resultados.
(B) a Administração Pública pauta-se por critérios de desempenho
distintos das empresas privadas, não ca bendo
o uso, aqui, da noção de eficiência.
(C) o controle social não está dentre seus fundamentos,
gerando a necessidade do desenvolvimento de me canismos
internos de avaliação.
(D) a orientação da gestão por processos e informações
implica na necessidade de medição e análise do de sempenho
para a tomada de decisões.
(E) o fundamento da geração de valor para todas as
partes interessadas implica em estratégia de avaliação
permanente, externa à atividade pública, a partir
de auditorias independentes.
58. Um desafio competitivo para a organização associado corretamente
a uma resposta da área de gestão de pessoas
é:
(A) Contenção de custos −promoção de investimentos
em novas tecnologias.
(B) Globalização −estabelecimento de parcerias produtivas
com empresas de várias regiões do mundo.
(C) Avanços tecnológicos −adoção do chamado
e-commerce como ferramenta privilegiada de
ação.
(D) Gerenciamento de talentos −criação de programas
de treinamento para aprimorar qualificações desejáveis.
(E) Capacidade de resposta à competitividade de mercado
−promoção da rapidez no atendimento a clientes.
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Noções de Administração de Recursos Materiais
59. No tocante às compras no serviço público,
(A) a finalidade principal da licitação é a de dar celeridade
aos contratos da Administração Pública, em
padrão previamente definido.
(B) são exatamente idênticas as do setor privado obedecendo
às mesmas regras e procedimentos.
(C) a licitação pode ser entendida como um procedimento
administrativo de seleção de interessados
para compra de materiais e serviços.
(D) o edital de licitação é um documento de cadastro da
empresa que pretende fornecer bens e serviços à
empresa pública.
(E) dentre os princípios que norteiam as licitações, o
princípio da igualdade nem sempre deve ser observado,
pois há situações em que é necessária a discriminação
entre participantes com diferentes níveis
técnicos de qualificação.
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60. A respeito do gerenciamento de estoques,
(A) pode ser entendido como uma série de ações que
permitem verificar a boa utilização dos recursos materiais,
sua boa localização no tocante à utilização,
seu bom manuseio e bom controle.
(B) faz parte do sistema de administração patrimonial,
pois trata da aquisição e manutenção de instalações
e equipamentos.
(C) os estoques devem se apresentar divididos em três
grandes categorias contábeis: estoques de matériasprimas;
estoques de produtos acabados; estoques
de equipamentos.
(D) os estoques não representam custos para as empresas,
uma vez que são contabilizados como ativo,
visto que, compõem o patrimônio da organização.
(E) um dos principais indicadores de produtividade no
controle dos estoques é a chamada previsão de demanda.

DISCURSIVA-REDAÇÃO
Atenção: −Na Prova Discursiva −Redação, a folha para rascunho no Caderno de Provas será de preenchimento facultativo.
Em hipótese alguma o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção pela banca examinadora.
−Na Prova Discursiva −Redação, deverão ser rigorosamente observados os limites mínimo de 20 (vinte) linhas
e máximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à Redação.
A ideia de literatura foi se moldando em função da história, das condições sociais, da figura do escritor e do leitor, do
papel da palavra escrita e assim por diante. Transformado em produto, em simples mercadoria, o livro foi perdendo sua
aura sagrada. Literatura é um fato da cultura humana, um objeto contingente, ao sabor da história e dos valores de seu
tempo.
(Adaptado de: Cristóvão Tezza. O Espírito da prosa. Rio de Janeiro: Record, 2012. Formato: ePub.)
Com base no que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:
A literatura no momento histórico atual

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