sexta-feira, 4 de outubro de 2013

TRT-15 x TRT-17: faça sua escolha

 

Saiu o edital do TRT 15ª Região (Campinas), publicado nesta quarta (02/10), e pegou muitos candidatos de surpresa quanto à data do exame. Mas este blog já havia adiantado sobre a possibilidade de as provas coincidirem com a de outros tribunais.

Outra informação que já havíamos adiantado era a ausência de vagas imediatas e o edital não deixou por menos trouxe um festival de cadastro de reserva, sem expectativa nenhuma de disponibilização imediata de vagas.
Resta então a dúvida:  prestar TRT 15ª Região (Campinas)  ou prestar TRT 17ª Região (Espírito Santo).
É uma decisão difícil e este blog não tem a intenção de decidir qual a melhor opção, mas trazer dados para que sirvam de suporte na análise do candidato.
O primeiro deles é que a quantidade de vagas que serão criadas nos próximos nos TRT´s não vai passar nem perto das que foram criadas nos últimos dois concursos, a exemplo, do que ocorreu  no TRT-15 e principalmente no TRT-2, que chamou mais de 2500 aprovados. E para isso existem duas razões suficientes: a implantação do PJE, que vai otimizar as rotinas, e o corte do orçamento para 2014, que vai minimizar as vagas.
Outro ponto a ser considerado é que, no caso da 15ª região não tem nenhum projeto de criação de cargos, com exceção na área de TI, que possamos creditar alguma esperança para o futuro. Muito pelo contrário.
A curto e médio prazo, o candidato deve escolher aqueles tribunais que já possuem vagas disponíveis no momento.
De outro modo, sabemos que tribunais com alta carga de processos como o TRT-15 e TRT-2 possuem alta rotatividade de servidores. No caso do TRT-2 isso faz uma diferença essencial, pois dispõe de centenas de vagas imediatas. No caso do TRT-15, nem tanto, pois se não há vagas e se ninguém sair, por óbvio, não vai haver rotatividade.
Muitos candidatos chegam a ser ingênuos a ponto de acreditar que a data do exame do TRT-15 (15/12/2013), que coincide com a prova do TRT 17ª Região, foi escolhida pela banca e extrapolam a inocência acreditando que a prova vai ser mudada para outro dia.
Isso não vai ocorrer.
Faça sua escolha e mantenha-se firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário